quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Sua idade está escrita em sua saliva.

"Não precisamos mais perguntar a idade de ninguém na balada...
É só dizer: Cospe aqui na minha mão!" iiggaaaa 
Cientistas da Universidade da Califórnia (UCLA), nos Estados Unidos, acabam de desenvolver um teste que permite averiguar quantos anos uma pessoa tem a partir de uma simples mostra de saliva. Segundo Eric Vilain, professor de genética humana da UCLA e coautor do estudo publicado na revista Public Library of Science ONE, somente analisando a saliva é possível saber a idade de uma pessoa sem conhecer mais nada sobre ela.

Para desenvolver sua técnica, prestaram atenção a um processo chamado metilação, isto é, uma modificação química de uma das quatro peças básicas que formam o DNA, a citosina. Segundo Vilain, os padrões de metilação mudam à medida que envelhecemos.

Estudando 34 casais de gêmeos homens idênticos de idades compreendidas entre 21 e 55 anos identificaram 88 lugares diferentes no DNA que relacionam a metilação com a idade. Depois repetiram suas descobertas em 60 homens e mulheres de 18 a70 anos de idade. Finalmente comprovaram que analisando só dois ou três genes dos que tinham identificado demonstraram que podiam predizer corretamente a idade de uma pessoa com uma margem máxima de erro de cinco anos.

Vilain e seus colegas asseguram que o teste poderia ser muito útil para os forenses na cena de um crime. A partir da saliva deixada em uma escova de dentes ou uma caneca de café seria possível averiguar a idade aproximada de um suspeito.

Por outra parte, em uma minoria da população a metilação não está relacionada com a idade cronológica de uma pessoa. Usando estes dados, os cientistas poderiam um dia ser capazes de calcular a idade biológica de uma pessoa, diferente de sua idade cronológica. Também poderiam avaliar os riscos de sofrer doenças vinculadas ao envelhecimento em uma consulta médica rotineira baseando-se na idade biológica do paciente, que é ".
a idade real do DNA" segundo Vilain, e não naquela que aparece em seu RG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário